sábado, 17 de novembro de 2012

COMO DEPOSITAR SACAR UM CHEQUE CRUZADO

Anúncios Patrocinados:
Como depositar um cheque cruzado? Aqui você encontrará todas as dicas sobre o que é um cheque cruzado e será que ele pode ser descontado? Vamos ao artigo.


O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito.

A operação com cheque envolve três agentes:
o emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque;
o beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido; e
o sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente.

O QUE É CHEQUE?
O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado. Contudo, para os cheques de valor superior a R$ 5 mil, é prudente que o cliente comunique ao banco com antecedência, pois a instituição pode postergar saques acima desse valor para o expediente seguinte.

O cheque é também um título de crédito para o beneficiário que o recebe, porque pode ser protestado ou executado em juízo.

No cheque estão presentes dois tipos de relação jurídica: uma entre o emitente e o banco (baseada na conta bancária); outra entre o emitente e o beneficiário.

Geralmente cruza-se o cheque, com dois riscos paralelos em diagonal, na parte da frente do cheque, determinando com isso que o cheque não pode ser descontado no caixa, e somente depositado na conta da pessoa de posse do cheque.

CHEQUE CRUZADO NOMINAL.
Se cruzarmos e colocarmos nominal a uma pessoa especifica, o cheque também tem que ser depositado, e neste caso, somente na conta da pessoa a qual eu coloquei nominal.
Para que possa ser depositado em conta de outra pessoa, o anterior (com o nome do cheque) tem que endossar (assinar) no verso do cheque

CHEQUE SEM FUNDOS.
Cheque sem fundos -  Modalidade de cheque emitida sem que houvesse suficiente provisão em poder do banco sacado. Constitui crime contra o patrimônio emitir cheque sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado.

COMO DEPOSITAR UM CHEQUE CRUZADO?
Um cheque cruzado só pode ser descontado no nome da pessoa que está de posse do cheque, ou seja, somente o depositante em posse do cheque com seu nome completo pode depositar o cheque em sua conta e não sacar os fundos diretamente. 

Anúncios Patrocinados:

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário


My Ping in TotalPing.com

  ©Sua Pesquisa Concursos e Dicas 2013 - Todos os direitos reservados.

Template by Ganhe Dinheiro Online | Topo